Quem casa quer casa

Projeto DIY – Luminária!

Mais um post de DIY chegou e, dessa vez, nós e as meninas da ar.co vamos te ensinar a fazer sua própria luminária. Isso mesmo. É possível fazer a ligação elétrica e tudo mais! Afinal, gostamos de projetos fáceis, baratos e cheios de charme!

Nosso objetivo aqui, pelo menos por enquanto, não é criar nada super inovador ou que você nunca tenha visto. A gente quer motivar. Mostrar que com pouco trabalho, menos dinheiro e bastante vontade é possível construir e transformar. O lugar onde a gente vive pode – e deve – ser uma parte da gente. Será que existe uma maneira melhor de fazer isso do que com objetos e lembranças, construídos através das nossas mãos e nossas histórias?

Pra quem passou por obra sabe que sobra coisa pra caramba! Um saco de argamassa a mais, uma lata de tinta pela metade, alguns pedaços de tubo de pvc. E é daí que vem a ideia. Além de ressignificar o uso, é dar um destino diferente do lixo.

O projeto que executamos é uma luminária de tubos de pvc que custou R$17,80 + a lâmpada que vai variar de acordo com o seu gosto + a tinta spray que a gente já tinha e você encontra por uns 20 reais.

Com menos de 60 reais (sim, só isso!) você vai ter uma luminária barata, linda e feita por você!
Se agora tá praticamente irresistível, espera até o fim que você não vai resistir! Aproveita que o final de semana tá chegando e reserva um tempinho pra fazer.

Material:
  • 01 tubo de pvc ½ polegada. Corte esse tubo em 01 pedaço de 40cm, 05 pedaços de 8cm e 01 pedaço de 4cm
  • 05 joelhos ½ polegada
  • 2m de fio paralelo
  • 01 flecha
  • 01 interruptor (opcional, pode ligar direto na tomada)
  • 01 bocal de lâmpada E27 (quando for comprar a lâmpada procure uma que encaixe nesse bocal)
  • 01 lâmpada
  • tinta spray
  • fita isolante
  • chave philips
  • um estilete ou algum outro objeto para desencapar o fio
Dicas e Observações:

Pintamos com tinta preta fosca, mas você pode usar a que ficar melhor na sua decoração.

A quantidade de tubos e joelhos é a necessária para montar uma luminária igualzinha a nossa, mas se você quiser – e a gente apóia – mudar o formato, vai ser necessário recalcular medidas e quantidades.

Nunca tínhamos feito a parte de instalação e no início pareceu super complexo. Foi aí que recorremos ao glorioso YouTube e tiramos as dúvidas que ficaram.

Pra gente 2m de fio foi suficiente. Lembra que um bom pedaço dele passa por dentro de toda a estrutura de pvc, então dá uma conferida se no seu caso 2m vão ser suficientes.

Se você quiser usar o interruptor, marca direitinho a posição dele e só depois instala.

Descobrimos que é mais fácil passar o fio pela estrutura desmontada, ai fica a seu critério pintar com o fio já passado ou (como a gente fez) montar, pintar, desmontar e passar o fio.

Teste o fio pra ter certeza que vai acender direitinho antes de passar pela estrutura.

Instale o bocal só depois de passar o fio, é bom avisar, vai que…

O mais legal desse projetinho é que ele não demanda muita habilidade. Cortar tubos, montar e pintar é moleza. Ah, mas tem instalação elétrica! Tem e você vai conseguir fazer. No final, quando estiver tudo prontinho ainda vai rolar aquela satisfação estilo “fui eu que fiz” e vai valer ainda mais a pena!

Se animou?! Sim, né?! Se animou muito?! Pra quem ainda não viu ou quem quer rever o hanger de plantas que também fizemos, é só clicar aqui!

Depois que se aventurar, mostra pra gente como ficou! Vamos adorar!

colaboradores:

Leave a Reply