Quem casa quer casa

Inspirações para deixar a casa em clima de Páscoa!

A Páscoa está chegando, já é no fim dessa semana! Apesar de não ser um tema de casamentos, acho que todo mundo gosta de ver sua casa decorada e harmonizada no clima de um feriado tão especial como esse. Inspirada na nossa Tag “Quem casa quer Casa” resolvi compartilhar com vocês alguns insights e dicas sobre como deixar a casa em clima de Páscoa.

E, como nada acontece por acaso, enquanto eu estava fazendo a pesquisa para esse post (sim, eu pesquiso tudo que escrevo!) a Izabel Kahn, decoradora de casamentos e super parceira do blog, me enviou fotos lindas de um ensaio feito por ela, Depósito de Ideias e Carolina Sales Brigadeiros, fotografado pelo Roberto Vianna, que também é um super parceiro do blog! Ou seja, tudo conspirou para que esse post fosse ao ar e recheado de inspirações fofas!

Vou colocar as fotos do ensaio aqui para vocês verem, junto com algumas dicas úteis para montar um clima de Páscoa sem investir muito e deixando a casa bem mais bonita e especial:

Depósito de ideias + Carolina Sales

Foto: Roberto Vianna

Quem disse que a mesa precisa ser enorme para ficar bonita? Até para uma família menor é possível enfeitar sem exageros e mantendo o estilo da casa, mas dando um toque especial!

Foto: Roberto Vianna

Dica 1: Tire suas louças do armário!

Aposto que você não tem só as louças que usa no dia-a-dia. É possível que algum item tenha ficado guardado no armário para uma ocasião especial, pode ser um bule bonitinho, pratos decorativos, uma colher de sopa de prata daquelas bem brilhantes – tudo é aproveitável e quanto mais resgatar coisas do armário, melhor!

Busque nas suas coisas aquelas que você guardou e que não tira há muito tempo, olhe por alguns minutos para cada uma delas e decida (de acordo com o número de pessoas que vão comer/aproveitar aquela mesa) quais combinam entre si e podem ser usados na mesa!

Se você, por acaso, não possui nenhum desses itens especiais e é uma pessoa minimalista, aqui vai uma dica: é possível alugar esses itens (para uso decorativo, apenas) se você quiser investir em uma decoração diferenciada.

Foto: Roberto Vianna

Dica 2: Se apegue aos detalhes!

Nesses momentos o que mais importa são os detalhes! Então, um ovinho preso ao guardanapo, um coelhinho segurando uma flor, um docinho com detalhe de pata ou orelha de coelho são boas sugestões de como incluir nos detalhes o espírito da Páscoa.

Se você é uma pessoa religiosa, porque não incluir um salmo, escrito em uma letra bonita, em um papel arrumadinho, no lugar de cada pessoa que vai sentar a mesa?

Ou então.. porque não colocar um espírito santo de madeira (daqueles pequenos decorativos) como porta-guardanapo? É fácil de encontrar e é um detalhe lindo, que transporta o convidado para o motivo de estarem todos reunidos ali!

Foto: Roberto Vianna

Foto: Roberto Vianna

Dica 3: Use velas!

Para dar um clima aconchegante e deixar o ambiente mais relaxado, use as velas para iluminar a mesa e os arredores. Se possível, coloque velas aromáticas no local da ceia, é só um detalhe, mas faz toda diferença para a experiência que seu convidado vai ter!

Atenção: Se vocês têm crianças na família talvez seja melhor pular essa dica! Segurança em primeiro lugar!

Foto: Roberto Vianna

Foto: Roberto Vianna

Dica 4: Atividades em grupo para um dia de união!

A Páscoa é um dia de celebração e união, para os cristãos é o momento de se alegrar pela ressurreição de Cristo, então nada melhor do que se reunir com amigos e família e comemorar.

Mas comemorar não é só comer ou ganhar ovos de Páscoa, é também dividir sonhos, esperança, momentos e criar memórias. Tenho uma sugestão para vocês: façam pedidos para a próxima Páscoa e guardem em uma jarra para abrir, todos juntos, no ano seguinte; Escrevam seus desejos para o mundo em ovos e decorem eles com canetinha colorida; Assem biscoitos juntos! Não deixem que essa celebração passe apenas como um almoço de família e aproveitem o tempo com uma atividade em grupo <3

Foto: Roberto Vianna

Dica 5: Deixem a casa florida!

Eu sei que comprar arranjos de flor pode sair caro e, nem sempre, é possível mantê-las lindas por muito tempo, ainda mais se você vive no calor do Rio de Janeiro como eu. Por isso, mais uma dica: invistam em flores plantadas. Elas, além de lindas e cheias de vitalidade, ficam com você para depois da Páscoa! Pense nelas como um presente de Páscoa para a casa, que vai ficar linda o resto do ano todo. Se você já tem muitas plantas, porque não trazer algumas delas para a mesa? Incorpore suas queridinhas à decoração e eu garanto que elas vão dar outra cara para a sua produção!

Foto: Roberto Vianna

Dica 6: Nem só de chocolate é feita uma Páscoa

Aqui em casa nós sempre temos esse impasse: Páscoa = Ovo de chocolate?

E pra quem não curte muito chocolate? E quem prefere bolo? E quem nem come chocolate ao leite, prefere amargo ou branco? Ah, é claro que existem sabores de ovo para todos os gostos, mas as vezes diversificar as opções pode ser mais barato e agradar a mais gente. Aqui em casa nós adoramos bolo e a ideia é sempre ter um bolinho ou cupcakes de cenoura/baunilha para compensar o chocolate dos ovos (que a minha irmã não come)!

Faça uma enquete na sua casa e descubra a preferência dos convidados, assim vocês podem aproveitar melhor e com mais qualidade a sobremesa 😉

Foto: Roberto Vianna

Foto: Roberto Vianna

Lindo né?

Ficha Técnica:

Itens decorativos: Depósito de Ideias | Doces: Carolina Sales – Confiserie de Brigadeiros


Querem ver mais referências? Separei algumas que gostei bastante no Pinterest:

E para aproveitar a Páscoa com muito estilo, sem gastar muito, preparei uma surpresinha (coisa simples, gente) pra quem não tem muitos itens de páscoa no acervo de casa ainda assim ter a chance de decorar uma mesa, mesmo que singela, para essa data especial! Fiz no photoshop, com alguns arquivos que fui baixando da vida em sites de design, alguns itens de papelaria para vocês imprimirem em casa, recortarem e serem felizes!

O link para download é esse AQUI!

Ele é um arquivo em pdf, 300dpi em estilo CMYK – ou seja: está pronto para imprimir!

Dicas para impressão e recorte:
  • Vá em uma gráfica e peça para imprimir em papel Offset ou Couché de gramatura maior (180g ou superior), assim eles ficam durinhos e ficam em pé direitinho, sem tombar pra frente ou cair com qualquer vento.
  • Se você não puder ir na gráfica compre na papelaria um papel offset de gramatura maior e imprima na impressora normal mesmo (mas coloque uma folha por vez, só pra garantir.. o papel offset é mais grossinho e pode entupir o rolo da sua impressora comum).
  • Imprima e corte as tags na marcação pontilhada e os topos de bolo bem rentes ao desenho do coelho (pra que não fique uma borda branquinha neles como vai ficar nas tags).
  • Cole palitos de dente por trás da tags de cupcakes/brigadeiros e meio palito de churrasco atrás de cada coelhinho.
  • Fure as bolas cinzas nas tags de presente e passe uma fita ou barbante
  • Coloque tudo em seu devido lugar, os topos no bolo, as tags nos presentes e nos brigadeiros ou cupcakes e aproveite a festa!
Feliz Páscoa para todos!

Leave a Reply