Ensaios Fotográficos

Ensaio Mansão dos Sonhos: inspiração clássica com toques contemporâneos

Adoro participar de projetos com bom conceito e propósito. Por isso, quando a Bia Riedel me chamou para participar desse ensaio, aceitei na hora!

Dessa vez participei mais como representante da marca de joias – que amo e já falei dela por aqui – Tayla Nicolaeff, para quem faço o marketing e a comunicação! Mas estava por lá no dia do ensaio e aproveitei para escrever esse post cheio de detalhes sobre o antes, o durante e o depois desse ensaio incrível.

Este editorial toma forma a partir de conceitos de casamentos atemporais, clássicos e elegantes. Inspirando-se na majestosa arquitetura da Mansão Santa Teresa, surgiu a visão de um ensaio: um casal de noivos, inspirados em ideias românticas, e um cenário impecável para um casamento com ares de requinte, com elementos de arquitetura colonial!

Cláudio Azevedo – Fotógrafo

O conceito era de fotos elegantes, clássicas, mas com um toque de contemporâneo. A ideia do ensaio começou com os frutos de um primeiro trabalho realizado com alguns fornecedores, o Ensaio Jardim do Mar – postei algumas fotos dele no nosso insta, lembram?

O resultado desse primeiro ensaio, feito em Búzios, ficou tão incrível que os parceiros se reuniram novamente mas, dessa vez, para produzir algo no Rio. O cenário escolhido foi a Mansão Santa Teresa, uma casa imponente com toque vintage, cheia de cantinhos lindos, na Rua Julio Otoni, em Santa Teresa.

O fotógrafo do projeto – que também foi quem criou o conceito, chamou os primeiros fornecedores, produziu e conduziu o shooting – foi o Cláudio Azevedo. O olhar dele é incrível e deixa todos os elementos ainda mais especiais nas fotos. Isso é tão raro, né? Nem todo mundo tem a sensibilidade de fazer com que a poesia das fotos deixe a memória da realidade ainda mais linda.

Para os vestidos da noiva, a Bia fez dois modelos! Os dois com inspirações clássicas, mas muito diferentes entre si. O primeiro, com fundo nude rosado e flores, tinha um ar romântico e jovem, um clássico com ousadia! Já o segundo modelo tinha um glamour próprio de produções hollywoodianas, um escândalo!

Estamos acostumadas a criar fora da caixinha e contraste é uma das nossas palavras favoritas na hora de desenvolver um croquis!

Pensamos em noivas diferentes das que já havíamos desenvolvido. Dessa vez, quisemos explorar a ideia de uma noiva jovem, ousada, mas ainda sim com sonho de uma cauda de princesa e de um certo romantismo. E outra noiva mais madura e sensual, lembrando as divas da antiga Hollywood.

Duas abordagens totalmente diferentes entre si, mas que compuseram o contexto junto a todos os outros elementos propostos pelos demais profissionais envolvidos no projeto.

Bia Riedel – Estilista do Atelier Bia Riedel

Para compor os looks de noiva, foram escolhidas as grinaldas da Priscilla Cabral, um trabalho artesanal super delicado, e as joias da Tayla Nicolaeff! Escolhemos um brinco de pérolas, bem romântico, para o primeiro vestido, e um brinco clássico, cravejado de diamantes, para o segundo vestido! Sem falar na maquiagem feita pela Carina Thiesen, talentosíssima!

O primeiro look teve como objetivo evidenciar uma noiva romântica, delicada e com um toque de despojamento. Pensando no modelo do vestido, elaboramos uma proposta de maquiagem levemente iluminada e em tons mais frios. Para compor o look, pensamos no clássico coque baixo, que é um dos penteados de festa mais populares, atemporal e que faz o maior sucesso até os atuais tempos.


O segundo look já tem uma produção mais dramática, com uma pegada vintage. Sai a imagem da mulher delicada do primeiro look e entra a imagem da mulher forte, elegante e clássica. Na maquiagem, sempre seguimos a linha de pele leve e natural, nos lábios intensificamos a cor do batom e o cabelo ficou solto, ondulado e finalizado com o lindo acessório de pedraria.

Carina Thiesen – Maquiadora

Os buquês, dois modelos diferentes – um mais arredondado e outro em cascata – foram confeccionados pela Carol Maia, que nos surpreendeu com uma escolha exuberante de flores!

Ambos os buquês são clássicos com um toque moderno. O buquê do primeiro look tem um formato bem tradicional e traz tons de coral, cor vibrante que é tendência pra 2019 e 2020. Também traz a peônia, que apesar de ser um clássico no exterior, começa agora a ficar popular por aqui.


O segundo look tem o formato retrô do buquê cascata atualizado para um tamanho mais adequado pras noivas atuais e já apareceu em alguns casamentos de famosas no ano passado, como a atriz Marina Rui Barbosa.

Carol Maia – Florista

Para o look do noivo foram escolhidos trajes Eduardo Guinle, com cor e muita personalidade. O meu preferido foi o modelo em vinho, corte clássico e cor super moderna!

Como protagonista da mesa decorada, o bolo do Mayron Borges contou com uma pintura azul e metálica e uma linda Dália de açúcar! Uma obra de arte. E para refrescar os clicks dos noivos e nosso brinde final, a Wine Eventos forneceu um espumante, De Vergy, maravilhoso.

Para decorar a Mansão contamos com a sensibilidade e bom gosto da Mi Orlando e os arranjos florais lindíssimos da Petalis – parceiras muito queridas do blog! O estilo da Mansão Santa Teresa ditou as linhas gerais do conceito elaborado pela Mi, que investiu em peças clássicas em uma decoração minimalista e elegante (com mobiliário da Mobili e peças da Essencial!)

A Petalis acredita que flores levam amor, leveza e alto astral para qualquer ambiente. Para o ensaio, escolhemos levar também bastante glamour com as nossas flores! Seja de forma mais discreta e romântica, na mesa dos noivos, ou com o impacto de um arranjo de chão. As flores entraram para compor os ambientes lindamente decorados, ornar com a beleza dos noivos e com toda a produção. Cada momento teve um mix de flores pensado para ajudar a contar uma história diferente!

Paula Pizzi – Petalis Flores

Falando em minimalismo e elegância, não tenho nem palavras para a papelaria! Dona Amelie arrasou com o conceito e a execução das peças, que tiveram um match perfeito com todo o projeto. Os envelopes dos convites foram estilizados pelas queridas da Pluma Caligrafia. De tão impecável, dava vontade de emoldurar <3

Neste ensaio exploramos o conceito clássico mas, com uma abordagem contemporânea.


Para isso escolhemos móveis que traduzissem esse modo, ressaltamos os detalhes arquitetônicos do lugar, usamos o projeto floral, objetos e a papelaria para promover uma experiência elegante e ao mesmo tempo moderno.

Mi Orlando – Decoradora e Produtora da Mi Orlando Eventos

A coordenação de todos os detalhes ficou com a cerimonialista Juliana Horta!

Eu adorei participar desse projeto, principalmente com o envolvimento de fornecedores tão queridos. O resultado vocês conferem aqui no post, com o Preview desse ensaio lindo 😉

1 Comment

  1. Milena

    19 de junho de 2019 at 17:01

    Esse post está maravilhoso, assim como as fotos.
    Resumindo: tudo lindo!1 <3

Leave a Reply